Minha lista de blogs

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Escolha do curso de Administração.

Em Santa Cruz Cabrália, cidade vizinha de Porto Seguro, há uma aldeia de índios Pataxós. Onde está localizado o Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha. Você deve estar si perguntando qual a relação da escolha do curso de administração com os índios? São todas! 
há doze anos atrás cheguei em Porto Seguro, por motivos profissionais e realizei vários trabalhos, era o ano de 1998. Ao final deste, num passeio que realizei pelas belas praias da cidade conheci uma índia e logo mim encantei por sua beleza e simplicidade.
Hoje, estou casado com a bela índia com quem tenho três filhos. Moro dentro da aldeia e possuo relações profissionais com a comunidade local, pois desenvolvo um trabalho na educação Pataxó exercendo a profissão de professor de matemática no ensino médio regular e de professor de contabilidade e administração no ensino profissionalizante.
Possuo a formação técnica em administração e devido as exigências da profissão de professor senti a necessidade de fazer a graduação em administração.
Apartir deste ano de 2011 tracei como prioridade atuante concluir a graduação e logo em seguida fazer um mestrado. Adoro as disciplinas do curso e pelo trabalho que realizo sei que vou ter uma adaptação rápida na universidade.

Curso profissionalizante no Colégio Indígena Pataxó.
Talvez você esteja estranhando este título, más é isso mesmo. Os Pataxós de Santa Cruz Cabrália são índios civilizados e integrados a alguns elementos da cultura não índia. Os Pataxós estão si adaptando a costumes externos à aldeia, todavia, implantaram em toda comunidade o programa de resgate da cultura indígena. Um exemplo está na educação. No colégio são ministradas aulas de cidadania indígena e patxôhã (língua dos Pataxós), além do foco principal dos alunos serem o ingresso no curso de licenciatura intercultural indígena ofertado pelo IFBA de Porto Seguro.
Outra opção que os alunos possuem é o curso profissionalizante de gestão em cooperativismo que visa prepará-los para trabalhar em associações e cooperativas.

Aldeia Coroa Vermelha  
Aldeia surgida em 1972, originalmente orientada para a comercialização de artesanato, ainda hoje sua principal atividade. Está localizada no sítio histórico, entre a praia e a pista da BR-367, oito quilômetros ao sul da sede da cidade de Santa Cruz Cabrália. Compreende ainda uma gleba de mata na qual a comunidade desenvolve algumas atividades de agricultura.       
                                        
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário