Minha lista de blogs

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A relação da comunicação com a sociedade.

No mundo contemporâneo a presença da revolução digital gerou consequências em todos os setores da sociedade. Aumento nas opções de emprego, aproximação de pessoas, ganho de tempo, diminuição de espaço e velocidade das informações. São exemplos que confirmam a importância do desenvolvimento de novas tecnologias.
A revolução digital só foi possível com o uso da comunicação. O desenvolvimento e a evolução desta ferramenta é mesmo impressionante. Desde os gestos e gravuras rupestres até a atualíssima Internet a comunicação, usada de forma certa ou errada, dita o ritmo das sociedades em todo o mundo. Hoje a Internet é o estágio mais atual da evolução da comunicação.
Todos os avanços tecnológicos acarretaram uma infinita facilidade e evolução para a sociedade, contudo, infelizmente, existe uma parte da sociedade que sofre com a conhecida exclusão digital e isso é consequência da "distribuição" desigual do acesso a computadores e internet e a sua posição social e econômica diante de outros. Acredito que cada vez mais vamos nos surpreender com todos os meios de comunicação ainda em desenvolvimento, porém, como vai ser para àqueles que não possuem meios para se aperfeiçoarem? É necessário uma conscientização geral, em busca de capacitar as pessoas para que possam utilizá-las em benefício próprio e coletivo.


O fim da exclusão digital?
O Ministério da Ciência e Tecnologia vem tentando, ao longo dos anos, diminuir a exclusão digital. Uma das ações criadas e desenvolvidas para chegar a este objetivo é o programa de Inclusão Sócio-Digital que implantou em vários municípios baianos os Centros Digitais de Cidadania (CDC). Estes centros proporcionam lazer e acesso ao mundo digital e qualquer cidadão brasileiro pode utilizar os CDCs que tem como foco principal capacitar àqueles que não possuem meios para se aperfeiçoarem. Para isso, basta ir até uma unidade e se cadastrar no programa. Este programa do governo ameniza a disparidade da exclusão digital, más não é o suficiente e programas semelhantes precisam com urgência serem criados. A iniciativa de promover a inclusão digital de toda a sociedade, também, se faz necessário pela esfera não governamental.
  

    

"SER UM EXCLUÍDO DIGITAL NÃO SIGNIFICA APENAS NÃO CONHECER A INFORMÁTICA. SIGNIFICA ESTAR EXCLUÍDO DE UM MUNDO DE INFORMAÇÕES." 


Inclusão Digital!!!
É a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digital não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. 









 


Um comentário:

  1. Muito interesante as imagens que apresenta neste blog, associado aos textos que postou, Leandro!

    ResponderExcluir